Uma empresa do grupo
L2TX Holding
Área restrita

HISTÓRICO

Os primórdios

A energia eletromagnética sempre existiu desde o início do universo, difusa livremente no espaço, e essa energia devidamente gerada e controlada, é a fonte de diversas tecnologias utilizadas pela humanidade, entre elas a luz elétrica, todas as formas de comunicação móvel sem fio, o radar, o radiotelescópio, o forno microondas, entre muitas outras.

A energia eletromagnética foi inicialmente observada pelos chineses 200 A.C., quando inventaram a bússola. A pesquisa sobre o eletromagnetismo não avançou muito até meados de 1600, quando iniciaram-se pesquisas e observações sobre eletricidade, magnetismo e óptica.

Pioneiros como Michael Faraday, James C. Maxwell, Heinrich R. Hertz, Guglielmo Marconi entre outros, trouxeram grandes avanços científicos a partir da segunda metade do século 19, até o advento do radar, no início do século 20.

Da Teoria à Prática

A primeira aplicação de identificação por ondas de rádio que se tem notícia, foi inventada pelos britânicos em 1939, durante a 2ª Guerra Mundial, para evitar que a sua artilharia antiaérea derrubasse seus próprios aviões e os aviões aliados, o chamado “fogo amigo”. Esse sistema continua até hoje, conhecido como IFF (Identify Friend or Foe).

Em 1948 Harry Stockman inventa os tags passivos ao publicar o documento “Communications by Means of Reflected Power”.

A partir de 1950 diversas tecnologias relacionadas à RF começaram a ser desenvolvidas, como o EAS (Electronic Article Surveillance) em 1966, o conhecido sistema anti-furto das lojas.

Em 1970, empresas ligadas à indústria armamentista passaram a desenvolver a tecnologia RFID, e a preocupação com a segurança envolvendo manuseio de materiais nucleares exigia redundância na identificação de ativos e pessoas. Em 1977, a LASL (Los Alamos Scientific Laboratory) transferiu a tecnologia para o setor privado.

Uma das primeiras aplicações foi identificação de rebanho, bem como determinação da temperatura corporal da vaca. Dessa forma, era perfeitamente possível controlar ambiente, ovulação, vacinas e, posteriormente, dosagem da ração do animal lendo o chip que estava injetado em seu dorso.

A partir do ano 2000, iniciaram-se pesquisas e testes para a utilização da tecnologia RFID no varejo. Em 2004, uma das maiores redes de varejo dos EUA iniciou um programa de longo prazo para adoção da nova tecnologia junto a seus fornecedores, com início em 2005, partindo da identificação dos pallets, depois das caixas, e finalmente dos produtos finais.

O papel da Torres

A contribuição da Torres Etiquetas começa em 1999, quando seu fundador, Renato Torres, idealiza o projeto de construção do primeiro sistema de produção de etiquetas inteligentes da América Latina.

Em 2000, é iniciada uma parceria com a Tiris, divisão RFID da Texas Instruments, e com a Philips Components, para aquisição de insumos RFID para produção de etiquetas inteligentes. O lançamento bem-sucedido do sistema de produção de etiquetas inteligentes resultou na sua exportação.

A partir de 2001, fabricamos e fornecemos milhões de etiquetas RFID para o mercado nacional e internacional, contribuindo para o desenvolvimento da tecnologia nacional e figurando como uma das principais referências no Brasil e no mundo.

(Copyright - Todos os direitos do texto acima reservados à Torres Ind. Com. Etiq. Ades. Ltda. É expressamente proibida a divulgação de todo ou parte do texto sem prévia autorização da Torres Ind. Com. Etiq. Ades. Ltda.)

VÍDEOS

Institutional Video - Torres Etiquetas ISO-9001

Clique aqui e conheça o canal da Torres Etiquetas no vimeo.

RFID

Nós da Torres Etiquetas acreditamos no potencial da tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID) para, ao lado da própria tecnologia do código de barras e das outras tecnologias existentes, solucionar essas e muitas outras questões.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba periodicamente nossa Newsletter

CONTATO

11 3346.6900
torres@torres.ind.br

Escritório: Rua Odorico Mendes, 325 - Mooca
CEP 03106-030 - São Paulo - SP
© Copyright 2012. TORRES - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Craft Sys